Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica: PrĂł-PosiçÔes, PrĂł-VocaçÔes e ProvoCançÔes Existenciais para TransFormAçÔes em Musicoterapia Ă© uma sĂ©rie de proposiçÔes para provocar estudantes, profissionais, aspirantes e inspirados pela Musicoterapia a se darem conta de seus modos, formas, trilhas e caminhos no mundo ao articular o campo da Musicoterapia.
Em um espaço acolhedor de escuta, diĂĄlogo, reflexĂŁo e criação propĂ”e-se encontros que tem por fio condutor os enlaces entre DimensĂŁo Musical, EstĂ©tica, Ătica, ExistĂȘncia, Cuidado e Musicoterapia.
à uma proposta de formação livre, complementar e continuada para musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia, e também um convite para outras pessoas que queiram conhecer e se aprofundar no mundo da musicoterapia, os aspirantes e inspirados pela musicoterapia.
Ă um projeto de vocação existencial, que propĂ”e acompanhar musicoterapeutas ajudando-os a trilhar, fomentar e sustentar as suas prĂĄticas e trajetĂłrias, reconhecendo caminhos possĂveis e significativos no campo da Musicoterapia.
Tal proposta aposta num duplo movimento de conduzir uma trilha formativa sensĂvel, sensibilizadora ancorada na experiĂȘncia vivida dos participantes, ao mesmo tempo em que busca articular as experiĂȘncias vividas aos saberes e conhecimentos construĂdos com aqueles que antes de nĂłs vieram, aqueles que ajudam a construir fundamentaçÔes e articulaçÔes teĂłricas no campo.
NĂŁo se trata de treinamento, propĂ”e-se formAção, formAtiva, transFormAção. NĂŁo se dirige especificamente nem Ă formação tradicional, nem Ă clĂnica, nem Ă pesquisa, mas busca transitar no enorme vĂŁo que hĂĄ entre a teoria e a prĂĄtica, academia e o mercado de trabalho, ou melhor dizendo, entre os pontos que se ligam no emaranhado da vida real, cotidiana e a necessidade de construir um trabalho Ă©tico, fundamentado e significativo.
TambĂ©m nĂŁo se trata de propor a mesma trilha, um mesmo mĂ©todo e o mesmo modo de atuação para todos, ao contrĂĄrio, busca-se sustentar o que hĂĄ de prĂłprio em cada trajetĂłria e situação junto com o que hĂĄ em comum e de mais singular no gesto de se fazer musicoterapeuta, ou seja, como compreendemos e propomos experiĂȘncias musicais para ajudar as pessoas de algum modo em suas trajetĂłrias, seja em contextos singulares ou coletivos, nos mais diversos campos de atuação. E tambĂ©m o que faz da nossa profissĂŁo Ășnica e singular diferentemente de outras profissĂ”es terapĂȘuticas e artĂsticas.
Busca-se possibilitar a convivĂȘncia e a troca entre diversos, reunir parceiros de caminhada, pra juntos pensarmos, movermos, ampliarmos e amplificarmos a presença da musicoterapia no mundo e nos mundos, sustentando a sua diversidade. Tal como a mĂșsica, a arte e a vida, a Musicoterapia nĂŁo deve deixar de ser diversa e sempre em estado de nascimento, seu nascimento constante nĂŁo se dĂĄ por ela ser jovem, Ă© jovem como profissĂŁo, mas sua fonte de oficio – a experiĂȘncia e as relaçÔes musicais sĂŁo tĂŁo antigas quanto o mundo.
Fomentar experiĂȘncia, escuta, leitura, escrita, criação, diĂĄlogos, com-versaçÔes e com-vivĂȘncias Ă© o propĂłsito do Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica.
Atualmente o projeto se realiza atravĂ©s do acompamhamento individual de musicoterapeutas e dos encontros da "Comunidade Inter Vem SĂŁo MusicoterapĂȘutica" que ocorrerĂĄ quinzenalmente aos sĂĄbados a partir de março de 2026.
Ver tambĂ©m: Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica - O Que Ă©?
