Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica: PrĂł-PosiçÔes, PrĂł-VocaçÔes e ProvoCançÔes Existenciais para TransFormAçÔes em Musicoterapia Ă© uma sĂ©rie de proposiçÔes para provocar estudantes, profissionais, aspirantes e inspirados pela Musicoterapia a se darem conta de seus modos, formas, trilhas e caminhos no mundo ao articular o campo da Musicoterapia.
Em um espaço acolhedor de escuta, diĂĄlogo, reflexĂŁo e criação propĂ”e-se encontros que tem por fio condutor os enlaces entre DimensĂŁo Musical, EstĂ©tica, Ătica, ExistĂȘncia, Cuidado e Musicoterapia.
à uma proposta de formação livre, complementar e continuada para musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia, e também um convite para outras pessoas que queiram conhecer e se aprofundar no mundo da musicoterapia, os aspirantes e inspirados pela musicoterapia.
Ă um projeto de vocação existencial, que propĂ”e acompanhar musicoterapeutas e ajudando-os a trilhar, fomentar e sustentar as suas prĂĄticas e trajetĂłrias, reconhecendo caminhos possĂveis e significativos no campo da Musicoterapia.
Tal proposta nasce do meu constante incĂŽmodo no contato com musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia ao perceber que falta experiĂȘncia formativa sensĂvel, sensibilizadora ancorada na experiĂȘncia direta e imediata de relação com a mĂșsica – a dimensĂŁo estĂ©tica e experiencial, mas que tambĂ©m falta reflexĂŁo, leitura, conhecer os caminhos jĂĄ percorridos por aqueles que antes de nĂłs vieram, aqueles que ajudam a construir fundamentaçÔes e articulaçÔes teĂłricas no campo.
NĂŁo se trata de treinamento, propĂ”e-se formAção, formAtiva, transFormAção. NĂŁo se dirige especificamente nem Ă formação tradicional, nem Ă clĂnica, nem Ă pesquisa, mas busca transitar no enorme vĂŁo que hĂĄ entre a teoria e a prĂĄtica, academia e o mercado de trabalho, ou melhor dizendo, entre os pontos que se ligam no emaranhado da vida real, cotidiana e a necessidade de construir um trabalho Ă©tico, fundamentado e significativo.
TambĂ©m nĂŁo se trata de propor a mesma trilha, um mesmo mĂ©todo e o mesmo modo de atuação para todos, ao contrĂĄrio, busca-se sustentar o que hĂĄ de prĂłprio em cada trajetĂłria e situação junto com o que hĂĄ em comum e de mais singular no gesto de se fazer musicoterapeuta, ou seja, como compreendemos e propomos experiĂȘncias musicais para ajudar as pessoas de algum modo em suas trajetĂłrias, seja em contextos singulares ou coletivos, nos mais diversos campos de atuação. E tambĂ©m o que faz da nossa profissĂŁo Ășnica e singular diferentemente de outras profissĂ”es terapĂȘuticas e artĂsticas.
Busca-se possibilitar a convivĂȘncia e a troca entre diversos, reunir parceiros de caminhada, pra juntos pensarmos, movermos, ampliarmos e amplificarmos a presença da musicoterapia no mundo e nos mundos, sustentando a sua diversidade. Tal como a mĂșsica, a arte, a vida, a musicoterapia nĂŁo deve deixar de ser diversa e sempre em estado de nascimento, seu nascimento constante nĂŁo se dĂĄ por ela ser jovem, Ă© jovem como profissĂŁo, mas sua fonte de oficio – a experiĂȘncia e as relaçÔes musicais sĂŁo tĂŁo antigas quanto o mundo.
Fomentar experiĂȘncia, escuta, leitura, escrita, criação, diĂĄlogos, com-versaçÔes e com-vivĂȘncias Ă© o propĂłsito do Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica.
Fomentar experiĂȘncia, escuta, leitura, escrita, criação, diĂĄlogos, com-versaçÔes e com-vivĂȘncias Ă© o propĂłsito do Mapa da Escuta MusicoterapĂȘutica.
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