Esse "rascunho" de um Mapa do campo de produção de conhecimento em Musicoterapia foi produzido por mim em 2022 quando dava aulas de "Perspectivas e Abordagens em Musicoterapia" em São Paulo e pelo Brasil a fora em cursos de formação de musicoterapeutas, ele é apenas uma tentativa de dar uma visão panorâmica de publicações e modos de organização dos saberes teóricos do campo, uma maneira de colocar junto algumas referências importantes para que quem chega no território da Musicoterapia possa ter uma visão mais geral da produção de conhecimentos da área.
Como já indicado trata-se de um rascunho, ele não está completo, e nem se pretendia estar, ele apenas indica algumas possibilidades de trilhas mais gerais, segui aquele lema "antes feito do que perfeito", senti a necessidade de fazer esse movimento ainda que de modo rascunhado, pois há ainda uma escassez de material didático em Musicoterapia na lÃngua portuguesa, então considerei importante fornecer uma visão panorâmica para que os estudantes pudessem ir se aproximando dos autores, teorias e literatura da área.
Para tornar o material mais visual, optei por utilizar capas de livros, o que logo de saÃda já me deixou um pouco insatisfeita porque há uma série de musicoterapeutas excelentes que desenvolvem trabalhos muitos bons, mas que não publicaram livros, mas tinha que partir de algum lugar então fui em frente mesmo assim.
A questão da literatura em Musicoterapia sempre me incomodou na minha trajetória profissional, tanto como estudante, como profissional, mas especialemente como docente, pois a falta de materiais didáticos na lÃngua portuguesa dificulta muito a transmissão desse saber.
Não é que não haja escritos, pesquisas e estudos sobre musicoterapia no nosso idioma, há sim, só que a maior parte deles em caráter acadêmico e cientÃfico, concentrado em revistas acadêmicas do campo da musicoterapia ou áreas afins, ou sendo livros resultantes de dissertações ou teses de mestrado e doutorado, no entanto, ainda falta e muito material didático, organizado exclusivamente para formação ou difusão do saber do campo.
Falta uma litrerauta em linguagem mais acessÃvel, ensaÃstica e livre que possibilite que musicoterapeutas iniciantes possam aprender junto com musicoterapeutas mais experientes pela experiência da leitura, elaborando seus modos de ser musicoterapeuta junto aos seus pares, textos que permitam a experiência da leitura e do pensamento, e não apenas que comprovem a eficácia da musicoterapia.
O projeto "Mapa da Escuta Musicoterapêutica" surge exatamente desse meu incômodo, de perceber na prática ao realizar supervisões, orientações e acompanhamento de musicoterapeutas como parece haver um abismo entre prática e teorias da própria área. O projeto surge de um desejo de tornar musicoterapeutas mais Ãntimos tanto da experiência musical terapêutica, como das possibilidades de fundamentar suas práticas.
Costumo dizer que gosto de seguir uma ementa poética abrindo um espaço de investigação para nos darmos conta de "quais mundos abre a musicoterapia", acompanhando o fio da experiência vivida, ou seja, o que propÃcia a experiência musical e de que modos ela vai se fazendo terapêutica no mundo da vida, e por outro, "como o mundo se abre para a musicoterapia” para que ela se estabilize como uma disciplina e profissão, me referindo a como a sociedade vai incorporando esse profissional e essa profissão, e quais campos do saber possibilitam a sua fundamentação.